Gabriela Azeredo Gusella
Curso: Direito

Nas duas séries iniciais do Ensino Médio, procurava estudar as matérias que tinha mais dificuldade, pois as que eu gostava, aprendia com facilidade em sala de aula e fazendo as tarefas de casa. Já na Terceira Série, meu ritmo foi totalmente diferente. Não fazia uso, como a maioria dos alunos, de um horário fixo de estudos, entretanto, estudava todos os dias com maior ou menor intensidade. Dei maior importância para as matérias das minhas provas discursivas, estudando-as com maior frequência e também para Matemática, que a meu ver é o diferencial do aluno que tem o ENEM como primeira fase do vestibular.

Aproveitei ao máximo todos os cursos extras que o Darwin ofereceu, fiz os cursos de português, história e redação. Acredito que o diferencial no modo de estudar é estar sempre concentrada, desse modo, nos dias que estava cansada ao chegar da escola, primeiro descansava para repor as energias. O importante é que cada aluno se conheça e estabeleça o seu próprio ritmo de estudos. O mesmo serve para os simulados, eu fui progredindo ao longo do ano porque foquei nos meus estudos, não ficava desesperada olhando a nota dos simulados dos meus colegas e “concorrentes”, tentava, a cada dia e em cada simulado superar o meu próprio resultado e não o dos outros. O progresso que buscava era acima de tudo pessoal e contínuo.

O ritmo de estudos na Terceira Série é muito intenso, logo, é primordial reservar um tempo para o lazer. Eu aproveitava nos finais de semana para relaxar em família ou para sair com os amigos. A pressão é muito grande e não adianta só estudar, é preciso dispor de todo um conjunto. O aluno deve dormir e se alimentar bem para manter o corpo saudável, e o lazer, no caso, vem para ajudar a deixar a mente relaxada, pois o estado psicológico do aluno na prova de vestibular pode atrapalhar quando ele está abalado ou esgotado mentalmente.

Como não possuía horário de estudo fixo, estudava em alguns finais de semana. Acho que o importante no caso é saber dosar, não deixava os estudos me sobrecarregarem. O final de semana era usado mais para descanso e lazer e naquele em que estudava, era um estudo moderado. Aproveitava para ler os livros de literatura para o vestibular ou no máximo, fazer uma redação. E um detalhe importante é que final de semana se reduz ao domingo no ano de vestibular, pois sábado é dia letivo e o TQD (treinamento de questões discursivas) é primordial para quem almeja uma vaga em uma universidade pública.

A escolha do curso não foi fácil, no início fiquei com muitas dúvidas, pois me interessava por mais de um curso. Procurei, então, todas as maneiras possíveis para auxiliar na minha decisão na Terceira Série. Primeiro fui às palestras realizadas no Darwin dos cursos que me interessava para ouvir um pouco do profissional da área como é a profissão em si. Depois recorri à psicóloga e ao final fiquei muito satisfeita com o resultado, pois ela não aplicou simplesmente um teste vocacional, foram algumas sessões de conversa, em que ela avaliou minha personalidade, meu histórico familiar, aptidão e logicamente, meu interesse. Foi assim que acabei optando pelo curso de Direito, que na verdade, já era uma das minhas opções.

A Terceira Série foi um ano atípico, estudei mais do que qualquer outro ano escolar, mas o estudo contínuo não ocorre pela complexidade da matéria, porque a grande maioria do conteúdo é o aprendido durante a vida escolar, é como se fosse um grande resumo. O que faz a rotina de estudo ser intensa é a extensão da matéria para ser revisada em apenas um ano. Levando isso em consideração, estudo muito mais agora na Universidade. Sem contar que no Darwin os professores ficam à disposição para ajudar quando os alunos encontram alguma dificuldade nos exercícios ou na matéria, além de o aluno da escola ter um excelente material didático preparado e em mãos. Na UFES, o aluno é que busca sozinho a melhor forma de estudar, os livros e textos de apoio, os professores são mais, a meu ver, orientadores de ensino.

Sobre a inclusão do ENEM na primeira etapa do vestibular da UFES para o aluno que tem somente a UFES como objetivo, a meu ver, foi boa, pois assim, o ele pode utilizar melhor seu tempo de estudo, focando no tempo livre nas discursivas já que na prova do ENEM o bom aluno consegue se destacar pela carga de conhecimento que acumulou durante a vida escolar e revisou durante a Terceira Série.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades