Fernando Augusto Rozário
Curso: Medicina

Na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, eu estudava tempo suficiente para saber a matéria toda antes da prova, dessa maneira eu estudava mesmo só em vésperas de provas, mas a Tarefa Mínima e outros exercícios para casa sempre deixei em dia. Se necessário passava o sábado e domingo todo estudando. E faltei às aulas uma ou duas vezes por ano.

Na 3ª série, já no começo do ano, procurei deixar todas as matérias em dia e nos finais de semana eu as revisava. Mas conforme a matéria foi aumentando, passei a revisar toda a matéria de tempo em tempo. Sempre tentei ficar em dia com os exercícios das apostilas, exceto em algumas matérias, que eu não gostava muito, logo perderia tempo demais para estudá-las. Durante o ano inteiro abandonei somente uma matéria, que para mim, não fez muita diferença. Nunca perdi um Treinamento para Questões Discursivas, nem aulas extras de química ou biologia. Durante o ano, eu também nunca matei alguma aula e jamais virei a noite estudando.

Durante as férias domeio do ano, na primeira semana não estudei, mas na segunda estudei as matérias que não eram da minha área para tentar deixá-las em dia. Estudei todos os dias, todos os feriados e finais de semana, o tempo necessário para aprender a matéria (da minha área, pois as outras matérias eu estudava somente o necessário para a 1ª fase do vestibular), isso podia ser o dia inteiro, de acordar até dormir.

Também sempre participei das olimpíadas de química e biologia, o que foi ótimo, pois por causa delas, de tempo em tempo, eu revisava toda a matéria de química e biologia que eu já havia aprendido desde a 8ª série (incluindo a matéria da turma olímpica e das aulas para olimpíadas que eram feitas antes da turma olímpica existir).

Eu estudei TUDO da matéria da minha área, nunca deixei alguma coisa sem entender ou sem estudar, como botânica, que vários amigos meus não estudavam porque não gostavam.

Em relação aos momentos de lazer, não reservava tempo específico para isso, mas, se por acaso eu tivesse algum tempo livre, usava para lazer. No começo até metade do ano, era comum ter tardes inteiras livres, mas conforme o final do ano e os vestibulares foram chegando essas tardes livres deixaram de existir.

Durante todo o Ensino Médio, eu tinha afinidade por química, biologia e física, e fiquei, até o último momento, em dúvida sobre qual curso escolher. Lá para julho ou agosto da 3ª série, decidi por medicina, pois queria algum curso de biomédicas que exigisse bastante estudo. A área de biomédicas eu escolhi no 2ºano, depois de ter feito a Olimpíada Darwin de Biomédicas.

Hoje posso dizer que estudei mais no segundo semestre da 3ª série do que agora, na faculdade.

Já em relação a inclusão do ENEM como primeira fase da UFES, pessoalmente, prefiro as provas tradicionais como a 1ª fase da EMESCAM. O ENEM é extremamente cansativo, está mais preparado quem tem paciência e ficar com o melhor local para realizar a prova.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades