O projeto Hábitos de Estudo orienta os alunos do Ensino Fundamental a melhorarem a qualidade de seu aprendizado. Com técnicas de memorização, além de dicas para organização do tempo e da sistematização  de seus estudos, os estudantes podem aproveitar melhor os conteúdos trabalhados em sala de aula.

Uma das formas de organizar os estudo é a elaboração de modelos de horários de estudo junto ao Serviço de Orientação Educacional (SOE) e que são aplicados em casa. Além dessa organização, os alunos contam com o apoio do psicopedagogo Cláudio Miranda em todas as turmas, que também falou com os pais e responsáveis sobre “Como contribuir para melhorar o desempenho escolar de seu filho?”.

Encontro de Pais do Ensino Fundamental com o piscopedagogo Cláudio Miranda na unidade Vila Velha

O projeto Hábitos de Estudos é uma das atividades realizadas pelo (SOE) do Ensino Fundamental. Junto a outras atividades desenvolvidas ao longo do ano, o projeto aborda temas transversais que permeiam e complementam o processo educativo.

Como desenvolver o hábito de estudar na criança

O envolvimento e o auxílio dos pais em casa é um fator determinante para o bom desempenho escolar. Transformar o estudo em um hábito não é, inicialmente, uma tarefa fácil, mas é de extrema importância para tornar a vida estudantil mais produtiva e saudável. Além disso, essa rotina contribui para um raciocínio mais ágil e ajuda no armazenamento e na organização das informações à memória da criança.

Dicas para os pais
  • Envolva-se na vida escolar do filho;
  • Sirva de exemplo na leitura de livros, de jornais ou ouvir música, veja filmes e espetáculos de qualidade;
  • Incentive a autonomia. Mostre à criança que ela é capaz de solucionar os próprios problemas;
  • Não pressione nos estudos. A fiscalização intensa não ajuda no processo;
  • Ensine a ter responsabilidade. Afinal, você não estará por perto sempre.
  • Disponibilize na mesa de estudo todo o material necessário;
  • Separe um bloco para anotações ou rascunho;
  • Separe um lugar de estudo em casa bem iluminado e organizado (brinquedos ou outros objetos podem distrair), sem ruídos (como TV/som ligado, pessoas conversando ao redor, etc.) e bem ventilado;
  • Uma cadeira com encosto ajuda a ter uma melhor acomodação e postura;
  • O sono é outro fator importante para assimilação das informações, já que ao dormir gravamos tudo o que foi aprendido durante o dia. Monitore o tempo que a criança passa na frente da TV, do computador ou em games.  A irregularidade nos horários de deitar e de levantar também pode interferir no rendimento do dia a dia.

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades