A disciplina Cultura e as Relações desenvolveu, em todas as turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental ll das Unidades de Vitória e de Vila Velha, o projeto “Círculo de Confiança”. A proposta da atividade é um processo de diálogo que tem por objetivo criar um espaço seguro para dividir momentos interessantes da vida, curiosidades pessoais e discutir situações difíceis, a fim de melhorar os relacionamentos e de resolver as diferenças.

O objetivo é criar relações de confiança entre todos da turma, para que a relação deles, ao longo do ano, seja sempre caracterizada pela sinceridade e pela proximidade. Além disso, proporcionar meios justos e saudáveis de resolver os conflitos. Esse é um dos momentos mais esperados por eles, pois o projeto proporciona que falem sobre as emoções e sobre as relações. O projeto se desenvolve em ambientes diferenciados dos tradicionais espaços de aprendizagem. No início da atividade, todos ficam ansiosos aguardando o tema e esperando quem se manifestará para iniciar a conversa.

No Liv, Laboratório de Inteligência de Vida, o principal experimento é a vida, seus sentimentos e suas emoções.

Depoimentos:

O Círculo da Confiança faz com que as pessoas se conheçam e ajuda a nossa turma a se relacionar melhor. ” – 8º Ano.

É um momento em que você descobre mais sobre a pessoa; dessa forma podemos aconselhá-la e ajudá-la. ” – 9º Ano.

É um momento em que você pode se colocar no lugar do outro para tentar ajudar de algum jeito e utilizar esses problemas para melhorar e também para perceber que não é só você que passa por momentos ruins, outras pessoas também vivem, somos iguais mesmo com as diferenças. ” – 9º Ano.

Uma oportunidade fantástica de liberar os sentimentos que você guarda dentro de si. Um ótimo momento para fazer amigos, pois, sabendo como essa pessoa se sente, você pode conhecer as suas afinidades e formar um laço. ” – 7º Ano.

O Círculo da Confiança é muito legal, porque a gente consegue conhecer mais o outro e, se um colega estiver passando por dificuldade, você pode ajudá-lo. No depoimento de uma colega que estava falando sobre os seus defeitos, eu consegui entender porque, às vezes, ficava nervosa com tudo. Hoje consigo me relacionar melhor com ela e ficamos amigas. ” – 6º Ano

no images were found

Conheça as escolas
mais próximas a você!

ver unidades