Olimpíada Brasileira de Matemática

Voltar

Olimpíada Brasileira de Matemática

Site Oficial Regulamento Provas Inscrições Calendário Resultados Darwin

O que é

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática  e aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir do 6ª ano), Médio e Universitário das escolas públicas e privadas de todo o Brasil. A OBM tem como objetivos principais estimular o estudo da Matemática pelos alunos, desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores, influenciar na melhoria do ensino, e destacar jovens talentos.

Quem pode participar

Ensino Fundamental:
Nível 1 – para alunos matriculados na 6º ou 7º anos do ensino fundamental quando da realização da primeira fase da OBM.
Nível 2 - para alunos matriculados na 8º ou 9º anos do ensino fundamental quando da realização da primeira fase da OBM ou que, tendo concluído o ensino fundamental menos de um ano antes, não tenham ingressado no ensino médio até a data da realização da primeira fase da OBM.

Ensino Médio:
Nível 3 – para alunos matriculados em qualquer série do ensino médio quando da realização da primeira fase da OBM ou que, tendo concluído o ensino médio menos de um ano antes, não tenham ingressado em curso de nível superior até a data de realização da primeira fase da OBM (Pré-Vestibular).

Como participar
Aluno, você deverá se inscrever no link (inscrições) acima, com o seu número de matricula até a data 14 de junho de 2016.

O que estudar
Leia no regulamento.

Prêmios

Ensinos Fundamental e Médio:
Os alunos aprovados da 1ª para a 2ª fase receberão dois pontos extras e os aprovados da 2ª para a 3ª fase receberão mais 2 pontos extras na disciplina de Matemática. Ao final da OBM os alunos primeiros colocados de cada nível receberão medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa, que serão entregues pela coordenação estadual da OBM em data e local a serem definidos. Além disso, o aluno que conquistar medalha de ouro receberá mais 3 pontos extras, medalha de prata mais 2 pontos extras, medalha de bronze mais 1 ponto extra e menção honrosa mais 0,5 ponto extra na disciplina de Matemática. Esses alunos medalhistas receberão descontos (“bolsas”) na mensalidade de dezembro: medalha de ouro (50% de desconto), prata (25%), bronze (15%) e menção honrosa (10% de desconto).

Parceiros

Compromisso