A Escola

Voltar

A Escola

Assim começa a “Evolução do Ensino”

professores

A história da maior e melhor escola do Espírito Santo teve início a partir do entusiasmo, da coragem, da experiência e da competência de um grupo de professores fundadores em meados de 1989. Logo no ano seguinte, estava formado o Darwin, que, inicialmente, funcionava em prédios alugados em Vitória, nos bairros da Praia do Canto e de Jardim da Penha e em Vila Velha. Naquela época, o Darwin oferecia apenas turmas de 3ª série (Ensino Médio) e de Pré-vestibular.

Já no primeiro ano de atuação, era possível perceber a confiança da sociedade capixaba na capacidade daquela equipe de professores. Prova disso é que já no primeiro ano de funcionamento o número de matriculados superou as expectativas: 1.500 matrículas. Isso só confirmou que a proposta de ensino do Darwin havia despertado o interesse junto às famílias de Vitória e de Vila Velha.

E não deu outra: o sucesso emplacou logo quando os alunos do Darwin fizeram o primeiro vestibular da UFES e conquistaram o 1º e o 2º lugar geral, além de um excepcional número de aprovados nos cursos em que a disputa por uma vaga tinha sido muito concorrida.

Ao longo do ano de 1990, a equipe pedagógica foi desenvolvendo o projeto para transformar o Darwin em uma escola com 2º grau (hoje Ensino Médio) completo. Em fevereiro de 1991, tudo estava pronto e, mais uma vez, um grande número de alunos matriculados. O entusiasmo aumentou e a responsabilidade também.

Como educadores, os fundadores da escola sempre tiveram consciência de que, no campo da educação, é fundamental repensar, reavaliar, reformular e evoluir sempre. Daí o slogan da Escola: “Darwin, a evolução do ensino!” E assim tem sido durante todo esse tempo.

É hora de evoluir!

Em 1994, com grande esforço, foi inaugurada a primeira sede própria no município de Vitória, em Jardim da Penha. Um edifício moderno de três pavimentos e com todos os quesitos necessários para oferecer o melhor em termos de espaço físico e recursos pedagógicos. Ao mesmo tempo, deu-se a unificação das unidades da Praia do Canto e de Jardim da Penha e a criação do segmento de ensino de 1° grau (hoje Ensino Fundamental) da Escola.

Cumprindo um compromisso com a sociedade vilavelhense, em fevereiro de 1996, foi inaugurada a sede própria na cidade berço do Espírito Santo. O prédio erguido em Vila Velha obedeceu aos mesmos padrões de qualidade que orientaram a construção da unidade de Vitória. Naquela mesma oportunidade, a unidade de Vila Velha colocou em funcionamento o segmento de Ensino Fundamental.

O ano de 1998 foi mais um ano de importância para a história do Darwin, na unidade de Jardim da Penha. Nessa época, foi inaugurada a sede própria de Ensino Fundamental para abrigar desde as classes de alfabetização até o 9º ano. Assim como as outras sedes, o prédio de Ensino Fundamental de Jardim da Penha é moderno e possui todos os recursos didáticos necessários ao desenvolvimento de projetos pedagógicos, adequados ao atendimento das necessidades e competências da educação.

Novas Unidades

O Darwin agora parte para um novo momento: estar presente nos principais municípios do Espírito Santo. Então, no ano de 1999, a escola inaugura a unidade de Campo Grande. Já a partir do ano 2000, o Darwin avançou para as principais cidades do interior do Estado, chegando a Cachoeiro, e em 2001, a Colatina e Guarapari.

Em 2002, o Darwin vai mais além e inaugura a unidade de Linhares e no ano de 2004, a de Laranjeiras. Ainda em 2004, o Darwin inaugura, em Colatina, um prédio próprio para o Ensino Médio e Pré-Vestibular, ficando o espaço inicial apenas para Ensino Fundamental.

No ano seguinte, em 2005, o Darwin passa a atuar em Aracruz, que em 2007, tem a sede transferida para a escola mantida pela Aracruz Celulose. Em todas as unidades são oferecidos os segmentos de Ensino Médio e de Pré-vestibular, com exceção de Campo Grande, Colatina e Linhares que também contam com o Ensino Fundamental, e de Aracruz que oferece, ainda, a Educação Infantil.

Em 2008, é inaugurada a unidade de São Mateus (Ensino Médio e Pré-Vestibular), fruto de uma parceria com a Univix. Assim o Darwin atinge o marco de 10 unidades, sediadas nas 10 cidades mais populosas do Espírito Santo.

Cada vez melhor

Consolidado como a maior e melhor escola do Espírito Santo, o Darwin passa, então, por um período de implementações. Em Linhares, no ano de 2008, é inaugurada a nova sede com capacidade para atender aproximadamente 1000 alunos nos turnos matutino e vespertino. O local, que possui uma ótima localização, foi estruturado com 10 salas de aula para atender o Ensino Médio e Ensino Fundamental, uma sala para o Pré-vestibular, além de quadra coberta, sala multimídia e biblioteca.

No ano de 2009, a unidade de Jardim da Penha ganhou um Parque Esportivo que inclui ginásio coberto e mais duas quadras também cobertas, campo de futebol society, parquinho para alunos do Fundamental I e sala de dança.

Já em 2010, a grande novidade foi a implantação do Ensino Fundamental na unidade de Laranjeiras que aconteceu, simultaneamente, com a alteração de local da unidade de Serra. Agora o Darwin funciona no CEV – Valparaíso com Ensino Fundamental II ao Pré-vestibular.
Em 2012, a unidade de Jardim da Penha passou a oferecer, também, o segmento de Educação Infantil IV. Para isso, a escola investiu em uma estrutura adequada para receber essa faixa etária.

Ultrapassando limites

É hora de ganhar espaço além do Espírito Santo. Em 2010, o Darwin inaugura a primeira unidade fora do Estado, em Eunápolis, na Bahia. Lá são oferecidas turmas do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Pré-Vestibular. Já no ano de 2012, outro município baiano é contemplado com uma unidade do Darwin: Porto Seguro. Nesta unidade, o Darwin atua nos segmentos de Ensino Fundamental II, Médio e Pré-vestibular.

Para os próximos anos, entre as metas do Darwin, está a construção da nova sede da unidade de Vila Velha, que ficará na Praia da Costa. O terreno já foi adquirido e está em fase de liberação para o início da obra.

Geração Darwin

Essa história de evolução tem como objetivo conseguir que os alunos do Darwin, de forma gradativa, sejam capazes de tomar decisões, de corrigir metas, de buscarem o empreendedorismo e viverem sempre um presente instigante e alcançando um futuro sonhado.
Com 27 anos de atuação, o Darwin é referência em qualidade de ensino no Espírito Santo e confirma a soberania de ser a maior escola do Estado.

Parceiros

Compromisso