Viagem do Conhecimento

Voltar

Viagem do Conhecimento

Regulamento Provas Inscrições Calendário Resultados Darwin

O que é

Desafio National Geographic é a maior olimpíada de Geografia do Brasil. Em sua terceira edição, o evento integra o projeto Viagem do Conhecimento, idealizado pela revista National Geographic Brasil e realizado pela Editora Abril. Seus objetivos são:

- Estimular jovens estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio, com seus núcleos familiares e escolares, a conhecer melhor o espaço, o país e o mundo onde vivem;
- Disseminar a cultura de viagem como experiência para ampliar o conhecimento do Brasil e do mundo;
- Contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da disciplina de Geografia e áreas afins;
- Propiciar o enriquecimento do trabalho de professores em escolas públicas e particulares, contribuindo para sua valorização profissional;
- Incentivar estudantes e educadores a avaliarem as relações sociedade-natureza sob uma perspectiva crítica, ética, solidária e sustentável.

Quem pode participar

Ensino Fundamental: apenas os alunos dos 8º e 9º anos.
Ensino Médio: apenas os alunos da 1ª série.

Como participar

Aluno, aguarde divulgação.

O que estudar

Os principais assuntos que serão contemplados nas provas do Desafio 2011 podem ser pesquisados na Matriz de Referência, como relações sociedade-natureza, usos dos recursos naturais, sustentabilidade, cidades, patrimônios culturais da humanidade, inovações nos sistemas de energia, transportes, comunicações e informações, a mobilidade espacial e a constituição de uma escala global de relações humanas, além de habilidades de leitura, produção e interpretação de mapas e textos em diferentes gêneros.

Prêmios

Ensinos Fundamental e Médio:
Os alunos aprovados da 1ª para a 2ª fase receberão dois pontos extras e os aprovados da 2ª para a 3ª fase receberão mais 2 pontos extras na disciplina de Geografia. Além disso, o aluno que classificado do 1º ao 5º lugar receberá mais 3 pontos extras, do 6º ao 10º mais 2 pontos extras e do 11º ao 15º mais 1 ponto extra. O(s) aluno(s) que ficar(em) entre os 20 finalistas nacionais receberá(ão) 50% de desconto (“bolsa”) na mensalidade de dezembro.

Os alunos selecionados nas fases Local e Regional são premiados com uma viagem a São Paulo ou outra cidade brasileira indicada pelo Comitê Gestor, acompanhados de seus pais e professores responsáveis, onde será disputada a fase Final. Em São Paulo, haverá uma intensa programação cultural pelos principais pontos turísticos da cidade, além de um Trabalho de Campo acompanhado pela Equipe Pedagógica do Viagem do Conhecimento.

Parceiros

Compromisso