Olimpíada Nacional em História do Brasil

Voltar

Olimpíada Nacional em História do Brasil

Site Oficial Regulamento Provas Inscrições Calendário Resultados Darwin

O que é

A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) é uma proposta inovadora do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) para o estudo consciente da história. A ONHB tem o objetivo de trazer para o âmbito das ciências humanas este tipo de atividade que estimula o conhecimento e o estudo, desperta talentos e aptidões e, fundamentalmente, envolve os participantes em atividades de desafio construtivo.

A OHNB tem um formato original. É realizada por equipes compostas por 4 pessoas: 3 estudantes (oitavo e nono anos do ensino fundamental e qualquer ano do ensino médio) e o professor de história do colégio. As cinco fases online duram uma semana cada uma, e as respostas são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e com os professores.

Quem pode participar

Ensino Fundamental: 8º e 9º anos. Ensino Médio: 1ª, 2ª e 3ª séries e Pré-vestibular.

Como participar

Monte sua equipe com 3 alunos e 1 professor, batize-a com um nome bem legal, cadastre-a no link (inscrições) acima, emita e pague o boleto de inscrição da equipe (R$ 60 até 30/março/2017 ou R$ 90 até 28/abril/2017).

Os participantes da ONHB devem se organizar em equipes compostas por três estudantes, orientados por um professor de história. Dica: Cada membro da equipe é único e possui características e qualidades diferentes. Saiba reunir o melhor de cada participante. Não esqueça que o professor faz parte do grupo para auxiliá-lo durante o processo de participação na Olimpíada, questionando, ajudando a equipe a ler, a encontrar materiais subsidiários, a estudar e a conhecer seus pontos fortes e fracos. O professor, assim, não substitui a equipe. Seu papel é o de um orientador.

O que estudar

Leia no regulamento.

Prêmios

Ensino Médio:
Os alunos aprovados da 1ª para a 2ª fase receberão 0,5 ponto extra em História. Os alunos aprovados da 2ª para a 3ª fase receberão mais 0,5 ponto extra em História. Os alunos aprovados da 3ª para a 4ª fase receberão mais 0,5 ponto extra em História. Os alunos aprovados da 4ª para a 5ª fase receberão mais 0,5 ponto extra em História. Os alunos aprovados da 5ª para a 6ª fase (final) receberão mais 1 ponto extra em História. Ao final da ONHB todos alunos recebem um certificado de participação. E os primeiros colocados de cada nível receberão medalhas de ouro, prata e bronze, que serão entregues pelo seu professor de história. Além disso, o aluno que conquistar medalha de ouro receberá mais 3 pontos extras, medalha de prata mais 2 pontos extras, e medalha de bronze mais 1 ponto extra disciplina de história. Esses alunos medalhistas receberão descontos (“bolsas”) na mensalidade de dezembro: medalha de ouro (20% de desconto), prata (15%) e medalha de bronze (10% de desconto).

Parceiros

Compromisso